Acessibilidade / Reportar erro

Recursos educacionais abertos e direitos autorais: análise de sítios educacionais brasileiros

OPEN EDUCATIONAL RESOURCES AND COPYRIGHT: ANALYSIS OF BRAZILIAN WEB SITES

RECURSOS EDUCATIVOS ABIERTOS Y DERECHO DE AUTOR: ANÁLISIS DE SITIOS EDUCATIVOS BRASILEÑOS

RESUMO

O movimento acesso aberto desencadeou o aumento do número de repositórios e bibliotecas que disponibilizam recursos educacionais abertos. O termo “aberto” leva à reflexão de quais são os direitos autorais que envolvem esse conceito e se há informação aos usuários de tais direitos. O objetivo desta pesquisa é analisar as informações fornecidas aos usuários nos repositórios educacionais brasileiros quanto aos direitos autorais e licenças de uso. Concluiu-se que não foram disponibilizadas informações mínimas aos internautas na maioria dos repositórios analisados. O acesso à informação permite a realização de escolhas mais qualificadas pelo usuário para o exercício de seus direitos, e a falha na informação da matéria em questão pode gerar a ofensa aos direitos do autor.

PALAVRAS-CHAVE:
recursos educacionais abertos; direitos autorais; direito à informação; licença de uso

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br