SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Socialização e cultura escolar no BrasilA gestão democrática da educação básica no âmbito do plano de ações articuladas municipal: tensões e tendências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ORELLANA, VÍCTOR; CAVIEDES, SEBASTIÁN; BELLEI, CRISTIÁN  e  CONTRERAS, MARIANA. A ESCOLHA DA ESCOLA COMO FENÔMENO SOCIOLÓGICO. UMA REVISÃO DE LITERATURA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230007.  Epub 01-Fev-2018. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230007.

O artigo apresenta e interpreta os resultados de uma revisão de literatura sobre a investigação sociológica qualitativa (incluindo estudos mistos) acerca dos processos de eleição da escola por parte das famílias. O principal achado desse campo foi o estabelecimento da estreita ligação entre a eleição da escola e a estrutura de classes, especialmente para o caso das classes médias, que encontram nessa eleição um veículo de separação dos setores populares. Esse fenômeno é discutido como parte de um processo mais geral de constituição de novas classes médias e da reestruturação dos sistemas educacionais, especialmente por meio de reformas de mercado na educação. O artigo conclui enunciando alguns desafios para o estudo da eleição da escola na América Latina, reconhecendo que se trata de um assunto com crescimento relevante, porém escassamente investigado na região.

Palavras-chave : eleição da escola; mercado educacional; segregação escolar; classes medias; pós-estado de bem-estar social.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf epdf )