SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Atendimento Educacional Especializado: planejamento e uso do recurso pedagógicoBullying e preconceito: a atualidade da barbárie índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FIGUEIREDO, CARLA; LEITE, CARLINDA  e  FERNANDES, PRECIOSA. Uma tipologia para a compreensão da avaliação de escolas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230018.  Epub 05-Abr-2018. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230018.

A avaliação de escolas assumiu, nas últimas décadas, um lugar de destaque nas políticas e práticas educacionais. No entanto, as dimensões que abrange requerem um contínuo aprofundamento do conhecimento sobre tal prática. Este artigo pretende contribuir para esse aprofundamento por meio da produção e apresentação de uma tipologia para a leitura e interpretação dos processos de avaliação de escolas. Para tal, analisou-se a produção científica publicada entre 2002 e 2015 sobre avaliação de escolas. Esse procedimento permitiu identificar quatro eixos fundamentais à compreensão dessa temática que compõem a tipologia, a saber: 1) a avaliação de escolas nas razões que a justificam e influenciam; 2) a avaliação de escolas em suas funções; 3) a avaliação nas modalidades de seu desenvolvimento; 4) a avaliação em seus efeitos possíveis.

Palavras-chave : avaliação de escolas; tipologia da avaliação de escolas; aprofundamento de conhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )