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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

CHAVES, DENISE RAISSA LOBATO  e  SOUZA, MAURICIO RODRIGUES DE. Bullying e preconceito: a atualidade da barbárie. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230019.  Epub 05-Abr-2018. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230019.

Entre os tipos de violência que ocorrem no contexto escolar, destaca-se o bullying. Esse fenômeno é composto de violência física e psicológica realizadas intencionalmente contra um indivíduo específico considerado frágil e inferior pelo agressor. Assim, o bullying proporciona consequências negativas de curto e longo prazo a todos os envolvidos e apresenta-se potencialmente relacionado à negação e não aceitação do outro. Diante disso, esta pesquisa, de cunho teórico, objetiva analisar as limitações conceituais do bullying. E, para tal, utiliza como principal referência a teoria crítica da sociedade - mais especificamente as ideias de Theodor Adorno e Max Horkheimer sobre educação, emancipação e preconceito. Em conclusão, denuncia a naturalização do bullying e a alienação ao conceito, revelando-o como uma nova forma de barbárie que perdura nos dias de hoje.

Palavras-chave : bullying; preconceito; barbárie.

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