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A reviravolta discursiva da Libras na educação superior

THE DISCURSIVE TURN OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGE IN HIGHER EDUCATION

EL GIRO DISCURSIVO DE LA LENGUA BRASILEÑA DE SENALES EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR

RESUMO

O artigo analisa a recente inclusão da disciplina de língua brasileira de sinais (Libras) nos currículos das instituições de ensino superior do Paraná com o objetivo de discutir os seus principais sentidos e significados para a formação docente. Trata-se de uma investigação descritiva e exploratória que pretende apresentar um panorama regional do modo como a Libras está sendo organizada nesse estado para atender às exigências do decreto n. 5.626/2005. Para isso, serão apresentados os contextos políticos, intelectuais e pedagógicos que produziram a regulamentação do ensino da Libras na primeira década do século XXI, bem como seus impactos sobre a disseminação da surdez enquanto uma particularidade étnico-linguística passível de agenciamento e inclusão por parte das redes regulares de ensino.

PALAVRAS-CHAVE:
currículo; ensino superior; políticas linguísticas; sociologia da educação; surdez

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