SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23A reviravolta discursiva da Libras na educação superiorEDUCAÇÃO MORAL NA AMÉRICA DO SUL: UM SISTEMA PEDAGÓGICO DE TRANSVERSALIDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ZUBIZARRETA, ANA CASTRO; GARCIA-RUIZ, MARÍA ROSA  e  LOPEZ, PABLO MARAVER. IMPACTO DO ESTÁGIO EM CRENÇAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230028.  Epub 03-Maio-2018. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230028.

O pensamento dos professores é influenciado pela formação inicial, por características pessoais e pelo contexto em que opera, sendo a sua experiência prática crucial para que certas crenças sejam modificadas ao configurar sua identidade profissional docente. O impacto que o estágio pode ter na formação dos professores no que diz respeito às suas crenças sobre a relação família-escola é analisado. Para esse fim, um questionário foi aplicado a 203 estudantes espanhóis na fase de estágio profissional na formação de professores da educação infantil e ensino primário. Os resultados mostram que há mudanças substanciais na maneira de pensar após a experiência em escolas. Crenças sobre a importância da relação família-escola são reforçadas, bem como a importância da orientação e da ação tutorial, com os novos canais de comunicação presentes entre famílias e escola para interação sendo significativamente valorizados. As conclusões enfatizam a necessidade de se promover uma atitude crítica e reflexiva por parte dos professores em sua formação inicial.

Palavras-chave : família; educação; crenças; participação professores.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf epdf )