Acessibilidade / Reportar erro

Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930)

NEW SCHOOL IN MONTES CLAROS: APPROPRIATION AND MEANINGS ATTRIBUTED TO INDIVIDUALIZATION AND SOCIALIZATION (1920-1930)

NUEVA ESCUELA EN MONTES CLAROS: APROPIACIONES Y SIGNIFICADOS ASIGNADOS A LA INDIVIDUALIZACIÓN Y SOCIALIZACIÓN (1920-1930)

RESUMO

O artigo tem por objetivo analisar apropriações dos princípios de socialização e individualização, discutindo incompreensões e temores produzidos no âmbito da Escola Normal Official de Montes Claros e postos em circulação por meio da imprensa local. A discussão situa-se no contexto da Escola Nova, cuja proposta de renovação não aconteceu de forma consensual, mas marcada por embates e conflitos. Constatou-se que os conflitos em torno dos princípios da individualização e da socialização geraram o temor à descristianização da sociedade e a entrada do comunismo pela via da escola.

PALAVRAS-CHAVE:
história cultural; Escola Nova; socialização; individualização

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br