Acessibilidade / Reportar erro

“Mais parece um saca-rolha que um caminho!”:* * O título é o que Alice diz para si mesma ao ziguezaguear para cima e para baixo tentando chegar ao topo do morro que lhe possibilitaria ver “O jardim das flores vivas” - capítulo 2 do livro Através do espelho e o que Alice encontrou por lá (Carroll, 2013, p. 127). identidades contingentes de pesquisadora em ciências biológicas a pesquisadora em ciências humanas

MORE IT SEEMS A SUCK-ROLL THAN ONE WAY!: CONTINGENT IDENTITIES OF RESEARCHER IN BIOLOGICAL SCIENCES THE RESEARCHER IN HUMAN SCIENCES

¡MÁS PARECE UN TÁPON SACO QUE UN CAMINO!: IDENTIDADES CONTINGENTES DE INVESTIGADORA EN CIENCIAS BIOLÓGICAS LA INVESTIGADORA EN CIENCIAS HUMANAS

RESUMO

O estudo objetiva analisar de que maneira as experiências negociadas, como pesquisadora das áreas de ciências biológicas e ciências humanas, produziram fragmentos de identidades contingentes. Nessa pesquisa autobiográfica, a história de vida é utilizada como objeto, fonte e método de investigação qualitativa. Nas trajetórias de mudanças paradigmáticas analisadas, a (des)construção simultânea de identidades docentes foi fundamental para que a subjetividade e a reflexividade passassem a ser valorizadas nas pesquisas. As identidades são (des)construídas como formas de ser, de relacionar-se e de participar em contextos sócio-históricos e culturais diversos, entendendo que as criações científicas e artísticas são, ambas, narrativas que combinam metáforas e conceitos. Assim, buscamos no diálogo instituído com as Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do espelho, (re)descobrir o contraponto entre ciência e arte como possibilidade de conhecimento.

PALAVRAS-CHAVE:
identidade; autobiografia; ciências biológicas; ciências humanas

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br