Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X
Abstract
ZORDAN, Paola Basso Menna Barreto Gomes and SILVA, Marcio Tascheto da. Figuras da crise: cidades e educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230099. Epub Dec 03, 2018. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230099.
Antonio Negri e Michael Hardt trazem quatro figuras da crise econômico-antropológica: o endividado, o mediatizado, o securitizado e o representado, mostras da subjetividade no contexto do biocapitalismo cognitivo. Essas figuras tipológicas são apresentadas no presente texto com o intuito de mostrar efeitos concretos da educação política e das dinâmicas urbanas, com ênfase para a subjetivação moderna das cidades. A partir do que Deleuze e Guattari delineiam como “tipo psicossocial”, trazemos a figura do velocizado, esta transversal a todas as outras, que mostra o problema da “corrida” por produção e da circulação acelerada no mundo contemporâneo. E, pelo lado anverso, a hipótese aceleracionista de reexistência e outras configurações educacionais e urbanas possíveis como alternativas imanentes à velocização.
Keywords : subjetividade; biopolítica; aceleracionismo; velocizado.