Acessibilidade / Reportar erro

Rede Escola Pública e Universidade: produção do conhecimento para/com as lutas educacionais* * Versão revista e expandida do artigo “School occupations, knowledge production and new strategies in defence of public education in Brazil”, publicado em The International Education Journal: Comparative Perspectives, Sydney, v. 18, n. 1, p. 34-47, 2019. A publicação desta versão foi autorizada pela revista australiana. 1 1 Todos os autores fazem parte da Rede Escola Pública e Universidade (Repu). Mais informações sobre a Repu podem ser encontradas em: www.repu.com.br. Acesso em: 9 ago. 2019.

PUBLIC-SCHOOL AND UNIVERSITY NETWORK: KNOWLEDGE PRODUCTION FOR/WITH EDUCATIONAL STRUGGLES

RED ESCUELA PÚBLICA Y UNIVERSIDAD: PRODUCCIÓN DE CONOCIMIENTO PARA/CON LAS LUCHAS EDUCATIVAS

RESUMO

A irrupção dos secundaristas no estado de São Paulo relaciona-se a um tipo de ação coletiva que, embora recente, encontra lastro em outros movimentos de caráter antineoliberal e anticapitalista deste século, com formas de ação e dinâmicas de organização inspiradas no repertório autonomista. Há tempos um movimento social não expressava tamanho poder de mobilização, ruptura e resistência no Brasil quanto as ocupações escolares. Este artigo recupera alguns aspectos da resistência à política de reorganização escolar no estado de São Paulo, entre 2015 e 2016, e discute as estratégias de resistência surgidas das ocupações, alicerces para uma renovação das lutas por uma educação democrática no Brasil. Particularmente, tratamos da interação entre os movimentos estudantis, as universidades públicas e o sistema de justiça no contexto das ocupações escolares. Conforme dito no artigo, tal articulação constituiu um campo fértil de resistência e de solidariedade, de onde emergiu a Rede Escola Pública e Universidade (Repu). A Repu propõe o estreitamento das relações entre as universidades públicas e os movimentos de luta pela educação pública, constituindo espaço singular para a produção do conhecimento e para a ação política cujos limites e potencialidades são apresentados e discutidos.

PALAVRAS-CHAVE:
educação democrática; movimentos sociais; reformas educacionais; universidade

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br