Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do raciocínio abstrato em estudantes do ensino médio

Evaluation of the abstract reasoning in students of the secondary level

A presente pesquisa objetivou avaliar a capacidade cognitiva denominada de raciocínio abstrato em estudantes do ensino médio. Tal construto refere-se à capacidade que o indivíduo possui para resolver problemas compostos por analogias em formato de símbolos abstratos. Utilizaram-se 513 estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de Fortaleza (CE) submetendo-os ao Teste de Raciocínio Abstrato (RA), desenvolvido por W. B. Andriola, em 1996. Através da análise de variância (ANOVA), compararam-se as variáveis sexo, idade, tipo de escola e série escolar quanto ao desempenho no Teste RA.

raciocínio abstrato; avaliação psicológica; cognição


Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
E-mail: revpsi@cchla.ufrn.br