SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Os discursos e a dimensão simbólica: uma forma de abordagem à Psicologia SocialConversas sobre sexualidade na família e gravidez na adolescência: a percepção dos pais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294X

Resumo

MOREIRA, Virginia. Grupo de encontro com mulheres vítimas de violência intrafamiliar. Estud. psicol. (Natal) [online]. 1999, vol.4, n.1, pp. 61-77. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X1999000100005.

Este artigo discute a indicação do Grupo de Encontro como uma modalidade de intervenção psicológica na área de saúde pública, descrevendo sucintamente uma pesquisa realizada sobre a aplicação do grupo de encontro no Programa de Maus Tratos à Mulher, desenvolvido pelo Consultorio Externo da Escuela de Psicología da Pontifícia Universidad Católica de Chile. Utilizou-se uma metodologia fenomenológica para análise das sessões gravadas em vídeo. Os resultados mostraram que o conteúdo emergente trabalhado nas sessões referiu-se basicamente aos temas relacionados ao mau trato da mulher e às estratégias de superação desta situação, comprovando-se a hipótese da adequação do grupo de encontro em saúde pública no tratamento da violência intrafamiliar.

Palavras-chave : violência intrafamiliar; grupo de encontro; mulheres.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português