SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Encounter group with women victims of intrafamiliar violenceThe factor structure of descriptive and value attributes of work: an empirical study of validation and improvement of a questionnaire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294X

Abstract

DIAS, Ana Cristina Garcia  and  GOMES, William B.. Conversas sobre sexualidade na família e gravidez na adolescência: a percepção dos pais. Estud. psicol. (Natal) [online]. 1999, vol.4, n.1, pp. 79-106. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X1999000100006.

Estudou-se a percepção sobre dificuldades informativas e comunicativas em conversas sobre sexualidade com as filhas. Entrevistou-se quatro casais e cinco mães, envolvendo oito famílias com filhas adolescentes grávidas, pertencentes à classe média baixa. Na análise, seguiram-se os três passos reflexivos da Psicologia Fenomenológica: descrição, que indica o modo de compreensão do tema em foco; redução, que especifica criticamente o modo de compreensão e sua relação com a concretude da situação; e interpretação, que explora novas possibilidades para compreensão, explicação e intervenção. Interpretou-se que os pais encontravam-se confusos em relação aos valores relacionados à sexualidade das jovens e também em relação ao seu papel na educação sexual. A informação era ambígua desde que os pais não tinham clareza dos valores que pretendiam transmitir aos filhos. Por conseguinte, a comunicação não se estabelecia pela ambigüidade associada à re-significação da experiência sexual dos pais diante das vivências das filhas, e das transformações de valores da atualidade. Os pais percebiam adequadamente o que estava acontecendo com a vida sexual das filhas mas não conseguiam meios expressivos efetivos para orientação 1) por estimarem equivocadamente o conhecimento das filhas sobre anticoncepcionais; 2) por tentarem postergar a iniciação sexual das filhas; e 3) por não se considerarem aptos para falar de sexualidade e de métodos anticoncepcionais.

Keywords : conversas; adolescência; família; gravidez; Fenomenologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese