SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Raciocínio moral em interação social: um estudo sobre sugestionabilidadeO impacto do ambiente familiar nos primeiros anos de vida: um estudo com adolescentes de uma invasão de Salvador, Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294X

Resumo

BIAGGIO, Ângela Maria Brasil et al. Promoção de atitudes ambientais favoráveis através de debates de dilemas ecológicos. Estud. psicol. (Natal) [online]. 1999, vol.4, n.2, pp. 221-239. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X1999000200003.

Este estudo se propôs a promover atitudes ambientais favoráveis em adolescentes através de debates de dilemas com conteúdo ecológico. Os dilemas foram elaborados com base na teoria de julgamento moral de Kohlberg e na técnica de discussão de dilemas morais em grupo, criada por Blatt e Kohlberg. Dezesseis estudantes do primeiro ano do segundo grau de uma escola pública de Porto Alegre participaram do estudo, tendo sido aplicado nesses estudantes, como pré-teste e pós-teste, um questionário de dez itens sobre atitudes em relação à ecologia. As respostas dos participantes foram avaliadas numa escala de zero a dois pontos, indicando o grau de maturidade de atitudes em relação ao ambiente. O grau de participação nas discussões de dilemas também foi analisado. A análise dos dados indica que a técnica foi eficaz somente para os alunos considerados participativos nas discussões.

Palavras-chave : Ecologia; ambiente; discussão de dilemas; promoção de atitudes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português