SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2A Psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294X

Resumo

JACO-VILELA, Ana Maria. Eliezer Schneider: um esboço biográfico. Estud. psicol. (Natal) [online]. 1999, vol.4, n.2, pp. 331-350. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X1999000200009.

Este artigo procura traçar o percurso profissional de Eliezer Schneider, um dos primeiros brasileiros com formação acadêmica em Psicologia. Formado em Direito em 1939, pela Faculdade Nacional de Direito da antiga Universidade do Brasil (hoje UFRJ), prestou concurso para o Instituto de Psicologia daquela universidade, onde ingressou em 1941. Poucos anos depois, obteve o título de Mestre em Psicologia pela Universidade de Iowa (EUA) com tese sobre as teorias emergentistas da personalidade, orientada pelo professor Gustavo Bergman. Da experiência nessa Universidade permaneceu seu interesse pelo behaviorismo, menos talvez por sua metodologia do que por sua ênfase nas situações ambientais como determinantes do comportamento humano. Seu interesse pela Psicologia, segundo seu próprio relato, surgiu com o estudo do Direito - como entender o criminoso, como caracterizar a inimputabilidade? Sua principal influência, contudo, se encontra na formação de toda uma geração de professores de Psicologia Social que, com ele, aprendemos a estender nosso olhar além do paradigma individualista e intimista que caracteriza nossa Psicologia.

Palavras-chave : Eliezer Schneider; Psicologia Social; História da Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português