SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Children trying to deal with emotions of anger and sadnessPsychologist's professional culture and individualistic values: consequences in the practices in public health services índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294X

Resumen

CECCONELLO, Alessandra Marques  y  KOLLER, Sílvia Helena. Competência social e empatia: um estudo sobre resiliência com crianças em situação de pobreza. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2000, vol.5, n.1, pp. 71-93. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2000000100005.

O objetivo desse estudo foi avaliar a competência social e a empatia em crianças escolares que vivem em situação de pobreza. Participaram da pesquisa 100 crianças, de ambos os sexos, com idades entre seis e nove anos. Os instrumentos utilizados foram o Teste das Histórias Incompletas (THI) (Mondell & Tyler, 1981) e a Escala de Empatia (Bryant, 1982), que avaliaram, respectivamente, competência social e empatia. Os resultados demonstraram que as meninas são mais competentes socialmente e mais empáticas do que os meninos. Da mesma forma, as crianças mais empáticas tendem a ser mais competentes socialmente do que as outras. De um modo geral, os dados obtidos enfatizam a importância dessas duas características como fatores de proteção, contribuindo para a resiliência e adaptação.

Palabras llave : Competência social; empatia; resiliência; pobreza.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués