SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Coping strategies and attributional styles of children facing stressful eventsInternet: Negative media discourse versus positive personal experience Which should we rely on? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294X

Abstract

TRINDADE, Zeidi Araujo  and  MENANDRO, Maria Cristina Smith. Pais adolescentes: vivência e significação . Estud. psicol. (Natal) [online]. 2002, vol.7, n.1, pp. 15-23. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2002000100003.

Foram investigadas mudanças ocorridas na vida de pais adolescentes e identificados os significados da paternidade e da maternidade para esses jovens. Oito participantes com idades de 16 a 21 anos foram entrevistados com base em roteiro focalizando: mudanças decorrentes da paternidade; significados da paternidade e da maternidade; práticas parentais. Entre as mudanças referidas destacaram-se a perda de liberdade e a inserção no mercado de trabalho. Para eles ser pai significa, principalmente, trabalhar para prover as necessidades da criança e também educar, dar carinho e atenção. A mãe é aquela que cuida e dá carinho, sacrifica-se e é a figura mais importante na vida da criança. As práticas parentais mais mencionadas estavam relacionadas com lazer e brincadeiras. Os dados indicaram a permanência de forte vínculo com os modelos tradicionais de parentalidade, embora tenham mostrado também a emergência de relações afetivas significativas entre pais e filhos.

Keywords : Paternidade; Adolescentes; Práticas parentais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese