Acessibilidade / Reportar erro

Internet: a negatividade do discurso da mídia versus a positividade da experiência pessoal. À qual dar crédito?

Internet: Negative media discourse versus positive personal experience Which should we rely on?

Tendo em vista a insistência da mídia brasileira em divulgar resultados de pesquisas estrangeiras, principalmente norte-americanas, que sistematicamente apontam os efeitos negativos do uso intensivo da Internet, foi realizada uma pesquisa em profundidade com usuários "pesados" brasileiros. Foram minuciosamente entrevistados 20 homens e mulheres que se conectam diariamente à Rede durante no mínimo duas horas de seu tempo de lazer. O levantamento de seus hábitos, preferências e opiniões revela que esses usuários enfrentam um dilema de difícil solução. Por um lado, sequer cogitam se contrapor a um discurso que lhes é passado como científico -- e, portanto, confiável -- , mesmo quando este avalia o uso intensivo da Internet sob a ótica da patologia. Por outro, são instados por seu cotidiano, em cuja rotina a Internet se inseriu sem maiores problemas, a dar crédito à sua própria experiência positiva na Rede. Para resolver o problema, lançam mão de estratégias de distanciamento, relativização e até mesmo desqualificação bem-humorada do discurso da patologia divulgado pela mídia.

Internet; Efeitos patológicos; Experiência positiva; Mídia; Usuários brasileiros


Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
E-mail: revpsi@cchla.ufrn.br