SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número especialMapas cognitivos e a pesquisa organizacional: explorando aspectos metodológicosAlgumas contribuições teóricas do referencial psicanalítico para as pesquisas sobre organizações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294X

Resumo

ZANELLI, José Carlos. Pesquisa qualitativa em estudos da gestão de pessoas. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2002, vol.7, n.spe, pp. 79-88. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2002000300009.

Com o objetivo de suscitar o debate sobre os problemas e desafios metodológicos e epistemológicos que se colocam para a pesquisa qualitativa, mais especificamente, em estudos da gestão de pessoas, o presente trabalho partiu de quatorze pesquisas que foram conduzidas na Universidade Federal de Santa Catarina, nos últimos três anos. São apresentadas sínteses dos procedimentos metodológicos que foram utilizados nos trabalhos. Os recursos de coleta mais empregados foram: a entrevista individual semi-estruturada, a análise de documentos e observações registradas em cadernos de notas; enquanto a análise de conteúdo categorial temática foi a técnica que permitiu a organização e interpretação das informações. Os estudos possibilitam tecer considerações que são agrupadas em dois segmentos: 1) o planejamento e a coleta dos dados; 2) a análise dos dados e redação do relatório de pesquisa. A condução de pesquisas nos moldes descritos também requer encontrar recursos e desencadear ações em momentos específicos para que se viabilizem os propósitos, para levar a evidências suficientes, claras, com rigor na descrição e compreensão da realidade pesquisada.

Palavras-chave : Pesquisa qualitativa; Metodologia; Epistemologia; Gestão de pessoas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português