SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1School inclusion and mental deficiency: analysis of the social interaction among peersThe health attention model and the use of anxiolytic by women índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294X

Resumen

LAROS, Jacob A.  y  PUENTE-PALACIOS, Katia E.. Validação cruzada de uma escala de clima organizacional. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2004, vol.9, n.1, pp. 113-119. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2004000100013.

A estabilidade da estrutura fatorial de uma escala de clima organizacional com 66 itens foi investigada. A amostra de 61.349 respondentes foi dividida aleatoriamente em duas partes, a primeira para identificação da estrutura fatorial, a segunda para verificação da sua replicabilidade. O critério adotado para identificar o número de fatores resultou na extração de sete fatores. Para obter uma estrutura fatorial satisfatória 23 itens foram eliminados. Uma segunda análise fatorial dos 43 itens restantes indicou sete fatores explicando 63,4% da variância. Uma análise fatorial de segunda ordem revelou um fator geral explicando 55,5% da variância. Para verificar a estabilidade da estrutura fatorial, os mesmos procedimentos e critérios foram empregados na segunda amostra. Os resultados indicam uma grande estabilidade da estrutura fatorial hierárquica da escala de clima organizacional, com sete fatores de primeira ordem e um fator geral de segunda ordem.

Palabras llave : validação cruzada; análise fatorial; validade de construto; estrutura fatorial hierárquica; clima organizacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués