SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Discriminações condicionais após treino de pareamento consistente de estímulos complexosRepresentações sociais de mulheres profissionais do sexo sobre a AIDS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294X

Resumo

LOBO, Lilia Ferreira. Instituições e poder: racionalidade macropolítica e genealogia. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2004, vol.9, n.2, pp. 309-316. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2004000200012.

Partindo da crítica de Guilhon de Albuquerque, em seu livro Instituições e Poder, a Irving Goffman, em Manicômios, Prisões e Conventos, sobre as instituições totalitárias, este trabalho pretende: (1) questionar os pressupostos teóricos e os esquemas de análise de Guilhon de Albuquerque para a concepção de instituição e de instituição totalitária a partir de uma racionalidade macropolítica; e (2) contrapor a esta perspectiva uma outra ordem de pensar as instituições, um pensar genealógico que privilegia, dentre outros pontos, as produções (no lugar das representações); os processos de constituição (no lugar das formas constituídas); as irrupções (no lugar das interrupções); as positividades (no lugar das interdições e das faltas).

Palavras-chave : instituição; poder; genealogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português