SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Análise de comportamentos do odontólogo no contexto de atendimento infantilEstresse e relações familiares na perspectiva de irmãos de indivíduos com transtornos globais do desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294X

Resumo

MENDONCA, Helenides; FLAUZINO, Dulce Pires; TAMAYO, Álvaro  e  PAZ, Maria das Graças Torres. Percepção e julgamento da retaliação organizacional: construção e validação fatorial de um instrumento. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2004, vol.9, n.3, pp. 543-551. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2004000300017.

Este artigo apresenta dois estudos sobre a construção e a validação de um instrumento de medida da percepção e do julgamento da retaliação organizacional. No primeiro estudo, a escala composta inicialmente por 31 itens foi aplicada a uma amostra de 187 sujeitos. Os dados foram submetidos à análise fatorial e eliminaram-se os itens que não alcançaram o critério de carga fatorial estipulado, permanecendo 15 itens na solução final. Os resultados apontam uma estrutura unifatorial para a percepção (a = 0,95) e para o julgamento da retaliação (a = 0,89). No segundo estudo (N = 313), a análise fatorial confirmatória reafirma a estrutura fatorial obtida. As escalas de percepção e julgamento demonstram validade fatorial com índices de precisão que as indicam para aplicações no âmbito científico e, comparadas a estudos anteriores, apresentam avanços que vão de uma concepção comportamental para uma concepção perceptiva e avaliativa da retaliação organizacional.

Palavras-chave : medida de percepção e julgamento da retaliação; reações à injustiça; retaliação organizacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português