SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Depression, anxiety and social competence in obese childrenLanguage workshops: a psycho-educational intervention for children presenting academic complaints author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294X

Abstract

SILVA, Lúcia Maria Alves e; GOMES, Edvânia Torres Aguiar  and  SANTOS, Maria de Fátima de Souza. Diferentes olhares sobre a natureza: representação social como instrumento para educação ambiental. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2005, vol.10, n.1, pp. 41-51. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2005000100006.

O presente trabalho representa um esforço de identificação do significado de natureza por diferentes grupos sociais que atuam nas praias de Gamela e Guadalupe, litoral Sul de Pernambuco. Como referência teórica, tomou-se a abordagem das representações sociais de Moscovici, a abordagem estrutural de Abric e a perspectiva societal de Doise. A obtenção e análise dos dados seguiram uma orientação pluri-metodológica revelando, por um lado, a existência de um campo comum das representações orientado pela idéia de natureza provedora, fonte de vida, frente à necessidade da preservação. Por outro, as diferenciações grupais revelaram uma natureza provedora das necessidades humanas tanto no sentido físico como no sensual. A presença de representações hegemônicas demarca uma crise que confirma o espaço relacional sociedade humana-natureza em processo de transformação na busca de novas configurações. Este trabalho ratifica a importância da utilização da teoria das representações sociais como um instrumento teórico e metodológico para o conhecimento das representações sociais de natureza.

Keywords : representação social; educação ambiental; gestão ambiental; natureza.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese