SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Psychology and nutrition: predicting behavioral intention to follow weight reduction diets among low-income obese patientsAffective bonds between mothers and full term and preterm infants: social and perinatal variables author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos de Psicologia (Natal)

On-line version ISSN 1678-4669

Abstract

MONDIN, Elza Maria Canhetti. Interações afetivas na família e na pré-escola. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2005, vol.10, n.1, pp.131-138. ISSN 1678-4669.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2005000100015.

A presente pesquisa com crianças pré-escolares enfoca as relações afetivas como elementos indispensáveis à compreensão do crescimento da criança e os papéis da família e da escola nesse empreendimento. Assim, seu objetivo central consistiu na análise das interações afetivas de crianças na família e na pré-escola. Participaram 40 crianças de 4 a 6 anos, matriculadas em uma instituição pré-escolar municipal, localizada no interior do Estado de São Paulo, suas mães e dez professoras. Foram utilizados como instrumentos a observação, o questionário e a entrevista. O primeiro dirigiu-se ao comportamento das crianças no contexto pré-escolar, o segundo ao comportamento das professoras com as crianças e o terceiro destinou-se às mães, cujas verbalizações permitiram constatar as relações interpessoais no ambiente familiar. Os resultados revelaram que as crianças com dificuldades nas relações interpessoais na escola também as apresentavam no ambiente familiar.

Keywords : família; crianças; pré-escola; interações afetivas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License