SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Affective interactions in family and in pre-school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos de Psicologia (Natal)

On-line version ISSN 1678-4669

Abstract

THOMAZ, Ana Claire Pimenteira; LIMA, Maria Rejane Tenório de; TAVARES, Carlos Henrique Falcão  and  OLIVEIRA, Carlos Gonçalves de. Relações afetivas entre mães e recém-nascidos a termo e pré-termo: variáveis sociais e perinatais. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2005, vol.10, n.1, pp.139-146. ISSN 1678-4669.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2005000100016.

Sabe-se que a mãe assume um importante papel no desenvolvimento afetivo do bebê e conseqüentemente nas suas relações futuras. O trabalho objetivou analisar as primeiras relações afetivas entre mães de recém-nascidos a termo e pré-termo na Maternidade do Hospital Universitário/UFAL, verificar as diferenças na relação afetiva entre esses dois grupos de mães e a importância do contato físico para a formação dessa primeira relação. Os instrumentos de pesquisa foram: entrevista e observação, tendo contado com a participação de 28 puérperas e seus recém-nascidos. O material obtido foi submetido à análise de conteúdo, tendo como referencial teórico a psicanálise. Os resultados mostraram que todas as mães estabeleceram ligações afetivas com seus bebês, mesmo nas situações em que o recém-nascido não foi planejado; a relação das mães pré-termo mostrou-se mais difícil, evidenciando que o contato físico é importante para a formação do vínculo afetivo mãe-bebê.

Keywords : relações afetivas; pré-termo; recém-nascido a termo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License