SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Values, psychosocial support and training impact at workBreastfeeding and maternal sensitivity in dyads with infants born at risk author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos de Psicologia (Natal)

On-line version ISSN 1678-4669

Abstract

VITORINO, Stephânia Cottorello; LINHARES, Maria Beatriz Martins  and  MINARDI, Maria Regina Fonseca Lindenberg. Interações entre crianças hospitalizadas e uma psicóloga, durante atendimento psicopedagógico em enfermaria de pediatria. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2005, vol.10, n.2, pp.267-277. ISSN 1678-4669.  https://doi.org/10.1590/S1413-294X2005000200014.

O objetivo do presente estudo foi analisar a interação entre crianças hospitalizadas e uma psicóloga em contexto de atendimento psicopedagógico. Foram realizadas 22 observações do atendimento promovido por uma psicóloga com crianças internadas em enfermaria de pediatria, no período de sete meses. Participaram do estudo 102 crianças com idade mediana na fase escolar. As verbalizações foram gravadas e tanto os comportamentos motores, quanto as atividades realizadas foram registradas. Os resultados revelaram que a psicóloga iniciava mais contatos interativos do que as crianças e atuava predominantemente estimulando a interação entre elas. Os temas sobre as atividades psicopedagógicas ocorreram em maior porcentagem em relação aos demais conteúdos verbais. Verificou-se que a psicóloga envolvia a criança nas atividades realizadas, informando, orientando ou fazendo comentários. As verbalizações sobre hospitalização apresentaram baixa ocorrência. As crianças, apesar de enfermas e hospitalizadas, participaram ativamente e interagiram em situações lúdico-pedagógicas. Os achados mostram a relevância desse tipo de atividades para promoção do desenvolvimento da criança no contexto hospitalar.

Keywords : criança hospitalizada; interação; psicopedagogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License