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Pivôs utilizados nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças brasileiras de cinco grupos culturais

Pivots used in make-believe play by Brazilian children from five different cultural groups

O presente estudo comparou os pivôs utilizados nas transformações simbólicas de brincadeiras imaginativas de crianças de cinco grupos culturais brasileiros (41 meninas e 35 meninos, de quatro a seis anos de idade): de uma pequena comunidade praiana, de uma aldeia indígena e de três grupos de níveis socioeconômicos diferentes (alto, baixo e misto) de uma metrópole. Os pivôs foram classificados como elementos naturais, utensílios e brinquedos. Constatou-se que: (i) a escolha de pivôs relacionou-se com os objetos disponíveis: as crianças indígenas e da comunidade praiana usaram mais elementos naturais; as indígenas, mais utensílios e as da metrópole, mais brinquedos manufaturados; (ii) objetos pouco estruturados prestaram-se a um grande número de transformações simbólicas; (iii) meninas usaram mais reproduções de seres vivos e meninos, de veículos e armas. Em suma, os resultados indicam que as crianças, através dos pivôs, refletem nas brincadeiras sua individualidade e os valores de sua cultura.

brincadeira de faz-de-conta; brinquedos; diferenças culturais; diferenças de gênero; pivôs


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