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Estudos de Psicologia (Natal)

versão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

VASCONCELLOS, Silvio José Lemos; PICON, Patrícia; PROCHNOW, Laura Pithan  e  GAUER, Gabriel José Chittó. O processamento das informações sociais em crianças e adolescentes agressivos. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2006, vol.11, n.3, pp.275-279. ISSN 1678-4669.  https://doi.org/10.1590/S1413-294X2006000300004.

Este artigo tem por objetivo revisar a literatura internacional publicada no período de 1980 até 2004 sobre o Modelo de Processamento das Informações Sociais, utilizando as palavras-chave cognição social e processamento de informações sociais (PsycINFO). Os autores analisam a convergência desses estudos quanto ao processamento das informações sociais por crianças e adolescentes agressivos. De acordo com o modelo, a resposta comportamental de uma criança ou adolescente para um estímulo social problemático ocorre em função de diferentes etapas de processamento: codificação das pistas sociais, interpretação das pistas sociais, busca de respostas, avaliação das respostas e atuação. Após uma breve introdução histórica sobre o modelo e seus principais postulados, são descritos alguns estudos empíricos sobre o tema. Uma relação entre o processamento de informações sociais e a manifestação de comportamentos agressivos foi confirmada nesta revisão, mas verificou-se uma baixa incidência de artigos contemplando amostras clínicas.

Palavras-chave : comportamento agressivo; processamento de informações; cognição social.

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