SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Partilha do sensível na comunidade: interseções entre psicologia e teatroContribuições da poética social à pesquisa em psicoterapia de grupo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294X

Resumo

WACHELKE, João Fernando Rech et al. Princípios organizadores da representação social do envelhecimento: dados coletados via internet. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2008, vol.13, n.2, pp. 107-116. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2008000200002.

Foi realizada uma pesquisa com o objetivo de caracterizar os princípios organizadores da representação social de jovens e adultos não-idosos sobre envelhecimento. Houve participação de 469 indivíduos, que foram convidados a responder um instrumento que lhes pedia a evocação de 7 a 10 palavras sobre envelhecimento, por meio de mensagens divulgadas em comunidades de internet. Por meio de análises de correspondências com o programa Spad, foi identificado um princípio geral opondo perdas e ganhos, típico da representação sobre envelhecimento, e também os contrastes entre os grupos de diferentes faixas etárias, permitindo caracterizar a mudança do pensamento acerca de envelhecimento com o passar da idade. Discute-se também a necessidade de caracterizações estruturais mais precisas sobre a representação do envelhecimento.

Palavras-chave : representação social; envelhecimento; princípios organizadores; questionário online.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português