SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Children in psychosocial risk associated with domestic violence: school achievement and self-concept as protection conditions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294X

Abstract

MURTA, Sheila Giardini et al. Prevenção primária em saúde na adolescência: avaliação de um programa de habilidades de vida. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2009, vol.14, n.3, pp. 181-189. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000300001.

Este artigo descreve o processo e resultados alcançados em um programa de habilidades de vida para dezoito adolescentes, de uma amostra não clínica, entre 12 a 14 anos de idade. Dezesseis sessões de grupo foram feitas, baseadas em uma abordagem psico-educativa e em técnicas de grupo. A avaliação de processo incluiu medidas diárias de satisfação do consumidor, prática de habilidades treinadas no curso da intervenção e suporte fornecido pelo grupo. A avaliação de processo demonstrou que os participantes se sentiram satisfeitos com o programa; praticaram habilidades sociais, habilidades cognitivas e habilidades de manejo de estresse aprendidas durante a intervenção; e demonstram um senso de confiança na intervenção em grupo. Entrevistas de follow-up conduzidas um ano depois com os adolescentes e seus pais mostraram que as mudanças comportamentais se mantiveram. Os resultados mostraram-se positivos, mas estudos experimentais serão necessários para conclusões definitivas sobre a efetividade do programa.

Keywords : habilidades de vida; habilidades sociais; prevenção primária; estudo de intervenção; avaliação de processo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese