SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Primary prevention in health in adolescence: evaluation of a life skills programThe beginning was the mythos: articulations between Myth, Psychoanalysis and Language author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294X

Abstract

MILANI, Rute Grossi  and  LOUREIRO, Sonia Regina. Crianças em risco psicossocial associado à violência doméstica: o desempenho escolar e o autoconceito como condições de proteção. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2009, vol.14, n.3, pp. 191-198. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000300002.

Objetivou-se avaliar crianças com história de risco psicossocial, associado à violência doméstica, que implicou em notificação ao Conselho Tutelar, e compará-las com um grupo de crianças sem história de risco psicossocial, quanto ao autoconceito e ao desempenho escolar. Foram avaliadas 40 crianças, de ambos os sexos, de oito a doze anos, que residiam com pelo menos um dos pais biológicos, distribuídas em dois grupos, um com histórico de violência doméstica; e outro, sem história de risco psicossocial relatada. Procedeu-se à aplicação da Escala Piers-Harris de Autoconceito e do Teste de Desempenho Escolar. As crianças com história de violência doméstica apresentaram um autoconceito mais negativo na área comportamento e mais dificuldade no desempenho escolar na área de escrita. Tais dificuldades sugerem prejuízos em áreas que deveriam funcionar como proteção, ou seja, que essas crianças não contam com alguns recursos essenciais para enfrentarem as tarefas desenvolvimentais da idade escolar.

Keywords : violência doméstica; autoconceito; desempenho escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese