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Estudos de Psicologia (Natal)

On-line version ISSN 1678-4669

Abstract

MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da  and  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. O papel da Consciência Fonológica na leitura contextual medida pelo teste de Cloze. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2009, vol.14, n.3, pp.207-212. ISSN 1678-4669.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000300004.

Estudos que investigam o papel das habilidades metalingüísticas na leitura demonstram que a habilidade de refletir sobre os sons da fala, a consciência fonológica, contribui para leitura de palavras isoladas e compreensão de texto. Considerando a importância do tema, esta pesquisa foi realizada com o objetivo de explorar as relações entre a consciência fonológica e a compreensão em leitura. Participaram 19 crianças da 1ª série e 23 da 2ª série, cujas médias de idade foram respectivamente, 87,5 meses (DP = 3,93) e 98,3 meses (DP = 4,58). Os resultados mostraram que os escores nas tarefas de consciência fonológica se associaram aos escores do teste de Cloze, utilizado como medida da compreensão em leitura. Os resultados são discutidos à luz das teorias sobre aquisição da leitura e sugere-se a realização de novas pesquisas.

Keywords : consciência metalingüística; avaliação; teste de Cloze; leitura.

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