SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Construction and factorial validation of the Burnout Characterization Scale (ECB)Make-Believe play in autistic children: constraints and possibilities in the evolutionary perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294X

Abstract

SILVA, Isabela Machado da  and  LOPES, Rita de Cássia Sobreira. Reprodução assistida e relação conjugal durante a gravidez e após o nascimento do bebê: uma revisão da literatura. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2009, vol.14, n.3, pp. 223-230. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000300006.

A chegada de um bebê inicia um período de desafios e mudanças para o casal. Quando a gravidez é alcançada a partir da reprodução assistida, soma-se aos desafios já característicos desse período o impacto das experiências próprias a esse contexto. Neste trabalho, são revisadas e discutidas pesquisas que investigaram a relação de casais que recorreram à reprodução assistida, durante a gravidez e os dois primeiros anos do bebê. A revisão da literatura indica semelhanças entre esses casais e aqueles que conceberam naturalmente. No entanto, essas pesquisas tendem a basear-se na avaliação de variáveis específicas, como as relacionadas à satisfação conjugal e a características sociodemográficas, bem como pela ausência de um enfoque desenvolvimental que investigue a história prévia desse casal e suas famílias de origem. Esse enfoque, aliado a uma abordagem que privilegie a descrição das experiências desses casais, poderia contribuir para a compreensão desse contexto.

Keywords : reprodução assistida; relação conjugal; gravidez; parentalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese