SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2As vivências maternas diante do abuso sexual intrafamiliarSocialização econômica: conhecendo o mundo econômico das crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294X

Resumo

GALERA, Cesar  e  SOUZA, Adriana Lis Pereira de. Memória visuoespacial e cinestésica de curto prazo em crianças de 7 a 10 anos. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2010, vol.15, n.2, pp. 137-143. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000200002.

Nós investigamos a memória visuoespacial e cinestésica de curto prazo em crianças entre 7 e 10 anos utilizando a tarefa de Blocos de Corsi. O desempenho melhora com a idade, é afetado pela extensão das séries e pelo número de cruzamentos. O desempenho é melhor na modalidade visual do que na cinestésica; ambas as modalidades são afetadas da mesma forma pela extensão e pelo número de cruzamentos. As curvas de posição serial apresentam forte efeito de primazia; o efeito de recência está presente apenas na modalidade visual. Nas séries com seis e sete blocos, quando considerado o número de cruzamentos, o desempenho tende a melhorar numa taxa mais elevada para a modalidade visual do que para cinestésica. Os resultados não permitem supor um sistema de memória cinestésico independente do espacial, mas sugere que ambos contribuem para o desempenho na tarefa de Corsi.

Palavras-chave : Memória visuoespacial; memória cinestésica; teste de blocos de Corsi.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português