SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Pesquisa em Psicologia da Saúde em Cuba: experiências e potencialidadesO desenvolvimento emocional em crianças submetidas a transplante hepático índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294X

Resumo

VIANNA, Priscila Cravo  e  NEVES, Claudia Elizabeth Abbês Baêta. Dispositivos de repressão e varejo do tráfico de drogas: reflexões acerca do Racismo de Estado. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 31-38. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2011000100005.

O propósito deste texto é analisar a repressão exercida sobre o varejo do tráfico de drogas a partir do conceito de Racismo de Estado formulado pelo filósofo francês Michel Foucault. As práticas de repressão ao tráfico de drogas têm se legitimado por ações geopolíticas que se dirigem, primordialmente, ao tráfico varejista com bases de apoio em favelas e comunidades desassistidas de políticas públicas e sociais, e de modo menos incisivo aos grandes traficantes e demais facilitadores. Tal geopolítica contemporânea das ações estatais de repressão e seus aparatos intermediários, entre eles a mídia, sugerem uma tripla função, qual seja: a legitimação de práticas de violência e extermínio direcionadas à população pobre, a produção de uma subjetividade potencialmente perigosa atrelada à pobreza e a regulamentação e legitimação da descartabilidade destas vidas em prol de uma guerra justa pela segurança e pela paz.

Palavras-chave : tráfico de drogas; racismo de estado; biopolítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português