SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Ética da psicanálise e modalidades de gozo: considerações sobre o Seminário 7 e o Seminário 20 de Jacques LacanAtenção a si: da auto-observação à autoprodução índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294X

Resumo

SILVEIRA, Pollyanna Santos da et al. Revisão sistemática da literatura sobre estigma social e alcoolismo. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2011, vol.16, n.2, pp. 131-138. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2011000200003.

Diversas pesquisas têm abordado o tema estigma social e suas implicações na vida dos estigmatizados. Uma vez que o alcoolismo e problemas relacionados ao uso de álcool configuram-se como um dos principais problemas de saúde pública da América Latina, o presente artigo teve como objetivo realizar uma pesquisa bibliométrica de artigos científicos sobre os temas estigma social, estereotipagem e alcoolismo. Os artigos foram pesquisados em quatro bancos de dados LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), PsycInfo, PubMed e SciELO, entre 1997 e 2007, utilizando os descritores: stigma, stereotyped attitudes, stereotyping e alcoholism. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, nove artigos foram analisados. Demonstrou-se que a área ainda não apresenta convergência de objetivos, instrumentos e população, sinalizando a não existência de uma metodologia consolidada para mensurar estigma. Ademais, a literatura sobre o tema não vem crescendo como esperado, sendo necessário maior investimento em pesquisas para desenvolvimento de estratégias de prevenção e reabilitação.

Palavras-chave : estigma; estereótipos; alcoolismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português