SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Theoretical discussion and conceptual pattern analysis with data mining author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294X

Abstract

SILVA, Victor Hugo da. Cidadania e inserção laboral assistida: a experiência do trabalho formal de adolescentes pobres. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2011, vol.16, n.2, pp. 187-195. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2011000200010.

Investiga o cotidiano de adolescentes pobres partindo do relato do processo de entrada no mercado de trabalho. Participaram 15 adolescentes, sexo masculino, estudantes do Ensino Médio, de famílias de baixa renda, com 18 meses de inserção profissional, assistidos por instituição que capacita, insere e acompanha adolescentes no mercado de trabalho formal numa capital brasileira. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados, considerando que a inserção profissional é uma forma de exercício da cidadania, mostram que: a inserção assistida no mercado de trabalho formal não constitui garantia absoluta de proteção aos seus direitos; as redes sociais às quais se vinculam podem ocultar violações de direitos ao se basear em relações de clientelismo; a assimilação de valores sociais do contexto de relações do ambiente laboral pode implicar afastamento do grupo de pares. Entretanto, os adolescentes avaliaram positivamente o acompanhamento fornecido pela instituição.

Keywords : inserção laboral assistida; adolescente trabalhador; cidadania; direitos sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese