SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Apoio social: percepção materna em contextos com diferentes graus de urbanização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294X

Resumo

BARBOZA, Miriane da Silva Santos; CAMINO, Cleonice Pereira dos Santos; GALVAO, Lilian Kelly de Sousa  e  FEITOSA, Izayana Pereira. Concepções de adolescentes de dois contextos sociais sobre a pena de morte. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 201-208. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2011000300001.

Este estudo teve como objetivo conhecer as concepções sobre a pena de morte de adolescentes de dois contextos sociais diferentes. Participaram da pesquisa 220 adolescentes do sexo masculino, sendo 100 estudantes e 120 adolescentes em situação de exclusão social. Foi aplicado um instrumento que continha, dentre outras, a seguinte questão "O que você acha da pena de morte? Por quê?". De um modo geral, os resultados revelaram o predomínio de respostas desfavoráveis à aplicação da pena de morte. Quando comparados os dois grupos de adolescentes, constatou-se que os estudantes se dividiram entre favoráveis e desfavoráveis à aplicação da pena de morte e os adolescentes em situação de exclusão mostraram-se predominantemente desfavoráveis. No que tange aos argumentos utilizados pelos participantes do presente estudo, a favor ou contra a pena de morte, nota-se que são concepções semelhantes aos que vêm sendo utilizadas no meio científico e filosófico e nos estudos empíricos.

Palavras-chave : pena de morte; contextos sociais; adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português