SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Adolescents' conceptions on death penalty from two social contextsEmotional regulation in children with and without depressive symptoms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294X

Abstract

VIEIRA, Viviane; VIEIRA, Mauro Luis  and  PRADO, Alessandra Bonassoli. Apoio social: percepção materna em contextos com diferentes graus de urbanização. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 209-217. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2011000300002.

Esta pesquisa tem como objetivos: verificar as diferenças no apoio percebido por mães de três contextos de urbanização; analisar a correlação do apoio com dados sociodemográficos e com a qualidade do ambiente familiar; e estabelecer qual modelo de variáveis explica o apoio percebido em cada contexto. Ao total, 150 mães residentes em três contextos responderam um questionário sobre dados sociodemográficos, itens da qualidade de vida familiar atual e uma Escala de Apoio Social. Por meio de análises estatísticas, constataram-se diferenças significativas nas dimensões do apoio social, com melhor percepção nas dimensões Apoio Afetivo e Apoio Emocional para o Interior Leste e menor percepção do Apoio Material para a Capital. Nos modelos de regressão, as variáveis número de filhos e qualidade do ambiente familiar atual mostraram-se preditoras do apoio. Conclui-se que a qualidade do ambiente familiar tem importância no apoio e as características individuais e culturais devem ser consideradas ao se investigar o suporte social.

Keywords : apoio social; relações familiares; urbanização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese