SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3The relationship between cultural models, social support and quality of family environment in context with different degrees of urbanizationCaregivers of children with leukemia: treatment demands and learning related to new behaviors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294X

Abstract

CRUVINEL, Miriam  and  BORUCHOVITCH, Evely. Regulação emocional em crianças com e sem sintomas de depressão. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 219-226. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2011000300003.

O objetivo do presente trabalho é avaliar a regulação emocional de crianças com e sem sintomas de depressão. A amostra foi composta por 54 alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental, sendo 27 com sintomas depressivos (G1) e 27 sem sintomatologia (G2). Utilizou-se o Inventário de Depressão Infantil - CDI (Kovacs, 1992) e a Entrevista com Pranchas para Avaliação da Regulação Emocional de Alunos do Ensino Fundamental - EPRE (Cruvinel & Boruchovitch, 2004). Os resultados indicaram que os dois grupos relataram usar estratégias semelhantes para lidar com as diferentes emoções, no entanto, os alunos do G1 sentem mais frequentemente tristeza e raiva e têm mais dificuldade na percepção de emoções como tristeza, medo e alegria. Tendo em vista os resultados obtidos, discute-se a importância do desenvolvimento de programas orientados para a prevenção e, especialmente, para a intervenção em depressão na infância e na adolescência, visando não só reduzir a prevalência de depressão, mas também melhorar as estratégias de regulação emocional e depressão e o bem-estar psicológico dos alunos do ensino fundamental.

Keywords : regulação emocional; depressão infantil; ensino fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese