SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Emotional regulation in children with and without depressive symptomsShort term memory ability tests kit validity (CTMC) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294X

Abstract

KOHLSDORF, Marina  and  COSTA JUNIOR, Áderson Luiz. Cuidadores de crianças com leucemia: exigências do tratamento e aprendizagem de novos comportamentos. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 227-234. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2011000300004.

O câncer na faixa pediátrica representa um contexto de perdas, incertezas, dor física e diversas dificuldades para o paciente e seus familiares. O objetivo deste estudo foi investigar as demandas específicas vivenciadas por 30 cuidadores pediátricos, bem como comportamentos favoráveis adquiridos ao longo do semestre inicial de tratamento para leucemias, a partir de entrevistas semi-estruturadas aplicadas em dois momentos. Os resultados indicaram exigências específicas, como necessidade de maior atenção e monitoramento do paciente e aumento dos gastos financeiros. Houve relatos importantes sobre a aprendizagem de novos padrões de comportamento referidos como favoráveis, tais como aquisição de comportamentos mais adaptativos a demandas do ambiente, percepção de maior autoeficácia e atuação mais ativa no tratamento, aprendizagem sobre procedimentos médicos invasivos e destituição de crenças disfuncionais associadas ao câncer. O estudo aprofunda dados indicados na literatura e destaca a importância de mais intervenções psicossociais junto a pacientes pediátricos e cuidadores.

Keywords : câncer; leucemia; aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese