SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Short term memory ability tests kit validity (CTMC)Perceptions about fatherhood: describing himself and his own father as father author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294X

Abstract

ALMEIDA, Carolina Porto de  and  PEREIRA, Maria Eliza Mazzilli. Ensinando professoras a analisar e interpretar dados como parte de uma análise de contingências. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 243-252. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2011000300006.

O presente estudo teve por objetivo ensinar três professoras de Educação Infantil a realizar parte de uma análise de contingências: a análise e a interpretação de dados sobre o comportamento de um aluno. Foram exibidos 14 filmes, os quais mostravam uma professora aplicando um método de análise de contingências a comportamentos considerados inadequados de um aluno, sendo tais comportamentos mantidos pela atenção da professora ou pela fuga de tarefas escolares. As participantes observaram e registraram a ocorrência ou não ocorrência do comportamento-alvo, o evento antecedente e a consequência, em intervalos de 30 segundos. Posteriormente, responderam a questões de análise e interpretação de dados. O procedimento foi composto por: Pré-teste; Ensino e Pós-teste. No Pré-teste, erraram a maioria dos registros, assim como as respostas às questões. No Pós-teste, acertaram praticamente todos os registros e as respostas, sugerindo-se a efetividade das estratégias utilizadas para ensiná-las a analisar e interpretar dados em um período relativamente curto.

Keywords : análise de contingências; análise e interpretação de dados; capacitação de professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese