SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Teaching school-teachers to analyze and to interpret data as part of a contingency analysisParental style in families of origin and anxiety among batterers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294X

Abstract

GABRIEL, Marília Reginato  and  DIAS, Ana Cristina Garcia. Percepções sobre a paternidade: descrevendo a si mesmo e o próprio pai como pai. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 253-261. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2011000300007.

Tornar-se pai pode ser experienciado tanto como um momento repleto de novos significados, transformações e responsabilidades, como um movimento de reavaliação dos valores e da criação tida pelos seus próprios pais. O objetivo desta pesquisa foi investigar as experiências e sentimentos de pais em relação à própria paternidade e em relação aos próprios pais. Participaram deste estudo oito homens, pais primíparos, com idades entre 28 e 41 anos, que responderam a uma entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo dos relatos revelou que os pais descrevem-se como participantes nas tarefas de cuidado, e também como pessoas atenciosas e preocupadas com a educação e a saúde de seu filho. Diferenças e semelhanças em relação ao próprio pai no modo de exercer a paternidade mostram que, ao mesmo tempo em que desejam reproduzir os acertos dos pais, também buscam não repetir os erros.

Keywords : paternidade; pai; relações familiares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese