SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Perceptions about fatherhood: describing himself and his own father as fatherRace, racism and health: the social inequality of the distribution of stress author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294X

Abstract

PADOVANI, Ricardo da Costa  and  WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Estilo parental de origem e ansiedade em homens com histórico de agressão à parceira. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 263-269. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2011000300008.

O presente estudo investigou o estilo parental da família de origem do agressor conjugal e o nível de ansiedade de tal homem, comparando-os com dados de homens não agressores de idade, nível sócio-econômico, escolaridade e estado civil semelhantes. A amostra foi constituída por 20 agressores conjugais e 20 não agressores. Os instrumentos utilizados foram: Roteiro de Entrevista Individual Semi-Estruturada da Família de Origem do Agressor, Inventário de Estilos Parentais e o Inventário de Ansiedade Beck (BAI). Os grupos não se diferenciaram estatisticamente no que se refere à idade, escolaridade, renda e estado civil. Os grupos se diferiram estatisticamente nas duas variáveis analisadas: estilo parental de origem e ansiedade. Pode-se sugerir que a ansiedade, quando combinada com práticas parentais inapropriadas na família de origem, contribua para a agressão do parceiro íntimo. Futuros estudos com amostras maiores poderiam fortalecer tal relação.

Keywords : violência contra a mulher; agressor conjugal; violência entre parceiros íntimos; estilo parental; ansiedade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese