SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Parental style in families of origin and anxiety among batterersInterventions with parents: the modification of parental practices and the inclusion of contextual variables author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294X

Abstract

FARO, André  and  PEREIRA, Marcos Emanoel. Raça, racismo e saúde: a desigualdade social da distribuição do estresse. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 271-278. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2011000300009.

A presente revisão explora os conceitos de raça e racismo, delimitando particularidades quanto ao perfil de saúde de indivíduos ou grupos submetidos à discriminação ou preconceito racial. Além disso, pretende-se levantar evidências da relação entre racismo e saúde a partir dos estudos sobre o estresse. Apresenta-se a desigualdade social como um poderoso fator na causação de iniquidades em saúde, o que fomenta disparidades em relação à prevalência de estresse. Sendo o racismo um elemento criador e mantenedor de estressores no âmbito das relações sociais, discorre-se sobre como a discriminação racial implica limitações fundamentais na vida dos indivíduos, o que impacta incisivamente na quantidade de estresse experienciada. Enfim, procurou-se sistematizar o conhecimento acerca das relações entre raça e saúde, investigando-se o impacto deletério do racismo sob o princípio da distribuição social do estresse.

Keywords : estresse; identidade racial; preconceito racial; racismo; saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese