SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Race, racism and health: the social inequality of the distribution of stress author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294X

Abstract

SILVEIRA, Fabiane Ferraz. Intervenções com pais: da alteração das práticas educativas parentais à inclusão de variáveis de contexto. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 279-284. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2011000300010.

A justificativa para o treino de pais repousa na premissa de que os problemas de comportamento são produto das contingências de reforçamento dispostas pelos pais. O presente trabalho discute aspectos importantes de alguns programas de intervenções com pais, atribuindo maior ênfase às famílias que concomitantemente se deparam com problemas de comportamento dos filhos e enfrentam conflitos conjugais. Partindo deste posicionamento, apresenta-se um retrospecto de como os programas com pais evoluíram até o momento atual, variáveis de contexto e suas relações com problemas de comportamento e resultados de intervenções e pesquisas que versam sobre intervenção com pais, que incluem como objetivos a redução de problemas de comportamento associada à modificação do relacionamento conjugal; e discussão de limitações e avanços para estudos futuros.

Keywords : problemas de comportamento; práticas educativas parentais; variáveis de contexto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese