Evidências científicas sugerem o envolvimento das ações humanas nas mudanças climáticas globais (MCGs) - seja como intensificadoras, mitigadoras ou adaptadoras diante dos seus efeitos - situação que evidencia a relevância de se investigar os aspectos psicológicos envolvidos no tema. O objetivo deste estudo foi investigar a visão de adolescentes sobre o aquecimento global (AG), que é uma parte importante das MCGs. Participaram 323 estudantes do Ensino Fundamental e Médio, sendo 202 garotas e 121 rapazes, com idades entre 12 e 19 anos, e média de 15 anos, que responderam a um questionário, contendo uma pergunta aberta sobre AG. Evidenciou-se que o conhecimento do assunto é superficial; os estudantes o percebem como um problema ambiental genérico, e o confundem com outros problemas, como a poluição. A cadeia interdependente de fenômenos relacionados às MCGs, como os gases do efeito estufa, foi mencionada por raríssimos participantes, assim como as implicações locais do problema.
aquecimento global; mudanças climáticas globais; adolescentes; conhecimento; percepção