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Qual a contribuição da consciência morfológica das crianças na precisão de leitura de palavras e compreensão de texto no português?

What morphological awareness of the contribution of children in word reading accuracy and reading comprehension in Portuguese?

¿Cual es la contribución de la conciencia morfológica de los niños en la precisión de lectura de palabras y la comprensión de texto en el portugués?

Resumo

Este estudo investiga a afirmação de Justi e Roazzi (2012) de que a consciência morfológica não contribui, de forma independente, para a leitura, quando se controla a influência das habilidades cognitivas e da consciência fonológica. Cento e quatorze crianças provenientes do 2º e 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública participaram do estudo em que foram avaliadas quanto à consciência fonológica, às habilidades cognitivas e à consciência morfológica. Os resultados mostraram que, após o controle da idade, as habilidades cognitivas e a consciência fonológica, a consciência morfológica derivacional ainda contribuiu para a leitura de palavras. Não houve resultados significativos das contribuições da consciência morfológica para a compreensão da leitura. Esses resultados indicam que a consciência morfológica é relevante para a aquisição de leitura de palavras em português do Brasil e levantam a questão se a contribuição para compreensão de texto não é indireta, via leitura de palavras.

Palavras-chave:
consciência morfológica; leitura; compreensão de texto; alfabetização

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