SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Uma crítica à produção do TDAH e a administração de drogas para criançasProduzir saberes sobre o trabalho: Um método em Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos de Psicologia (Natal)

versão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

MOURAO, Luciana; FAIAD, Cristiane  e  COELHO JUNIOR, Francisco Antonio. Análise psicométrica da escala de heteroavaliação de estilos de liderança. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.293-304. ISSN 1678-4669.  https://doi.org/10.5935/1678-4669.20160028.

Liderança é um tema complexo e bastante pesquisado em comportamento organizacional. Este artigo objetiva relatar o processo de criação e testes iniciais de validade de uma escala de estilos de liderança. Foram realizados três estudos, com a participação de 2.510 trabalhadores. O primeiro estudo, uma análise cruzada, aponta evidências de validade psicométrica. O segundo compreende a análise confirmatória da estrutura fatorial da escala. Por fim, o terceiro estudo apresenta a validade de critério a partir da análise da correlação de Pearson com a satisfação no trabalho. Os resultados iniciais indicaram uma escala de 15 itens e estrutura bidimensional, com os fatores Foco nas Pessoas e Foco nos Resultados. Uma primeira análise de equação estrutural revelou um ajuste marginal do modelo hipotetizado, com sugestão de supressão de quatro itens, tendo confirmado a estrutura fatorial com bom ajuste. A escala apresentou correlação positiva e significativa com a satisfação no trabalho.

Palavras-chave : análise fatorial confirmatória; estilos de liderança; medidas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )