SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Additional validity evidences of UWES-9 in Brazilian samplesSocial policies in Psychology postgraduate courses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos de Psicologia (Natal)

On-line version ISSN 1678-4669

Abstract

SILVA, Alda Karoline Lima da et al. Apropriações da Instrução ao Sósia na análise da atividade de trabalho. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2016, vol.21, n.4, pp.446-455. ISSN 1678-4669.  http://dx.doi.org/10.5935/1678-4669.20160043.

Este artigo fundamenta-se em quatro experiências de pesquisa nas quais foi utilizada a técnica de Instrução ao Sósia (IaS) para análise da atividade de trabalho em variados contextos laborais. São apresentadas e discutidas as aplicações da técnica nessas pesquisas norteadas pela abordagem teórica e metodológica da Clínica da Atividade. As experiências mencionadas efetivaram-se em diferentes ambientes laborais - hospitais, universidades, praias - com seus respectivos participantes (profissionais de saúde, professores e trabalhadores informais). O uso da técnica ensejou diversos fenômenos psíquicos, dentre os quais se destaca a reflexão do trabalhador sobre sua atividade, tanto no âmbito da dimensão clínica da atividade de trabalho como na esfera da identificação de competências diante os possíveis desenrolar da atividade. As contribuições oriundas de tais experiências permitem indicar a técnica para futuros estudos em diferentes contextos laborais, o que evidencia amplas possibilidades de utilização.

Keywords : atividade de trabalho; instrução ao sósia; clínica da atividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )